Vera Regina Meinhard
Escuta e co-criação

Abraço cada encontro de um processo de desenvolvimento (*) como uma oportunidade para aprender.
Em alguns processos recentes tenho percebido o quanto estamos precisando silenciar para escutar. Nessa correria para chegar ao resultado podemos ignorar necessidades que justamente farão a grande diferença na performance sistêmica.
Num mundo global e conectado é fundamental ter, além de visão sistêmica, o flow que permite navegar tranquilamente nessas profundezas!
A experiência me ensinou que a primeira pessoa que eu preciso silenciar sou eu mesma, assim, posso escutar minhas necessidades e incluir a dos outros. Aí sim entro num flow de alto desempenho plenamente feliz.
Acredito que as pessoas ocupando posições de liderança e influência são significativamente responsáveis pela multiplicação de comportamentos que ampliam a capacidade de escuta dos indivíduos de sua entourage.
Escutar o outro é uma das melhores maneiras de evoluir e co-criar. Sem escuta, dificultamos os caminhos da aprendizagem e inovação.
Hoje sou muito vigilante, mantenho atenção constante para perceber meu sinal corporal de baixa escuta:
uma língua afiada colada aos dentes esperando o outro parar de falar para colocar minha visão das coisas!
Quando isso acontece, paro, respiro e me conecto com minhas necessidades essenciais, volto a ser um Ser de escuta plena e estimulador da co-criação.
Como é que você trabalha para aumentar sua capacidade de escuta? Consegue identificar os seus sinais de “não escuta”? Como se conecta com suas necessidades essenciais e abrir espaço para o outro?
Ficarei bem feliz em contribuir com você nesse processo!
(*) coaching, mentoring, facilitação, educação