• Vera Regina Meinhard

#FicaDica: 25/10 – Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo



O dia 25 de outubro foi escolhido em homenagem ao ator norte-americano Billy Barty, nascido em 25 de outubro de 1924 e criador de uma associação, na década de 1950, que lutava pelos direitos de pessoas com nanismo.

Aproveito para o #FicaDica deste filme singelo que retrata os preconceitos com o tamanho das pessoas.

Ele traz também, por meio dos dilemas vividos pela protagonista, uma conexão importante com preconceitos ligados às questões de gênero. Como se reinventar para evoluir e abandonar os vieses de gênero e viver uma relação madura e saudável? Outro ponto interessante que o filme aborda, é a forma de proteção encontrada pelo protagonista que é objeto deste olhar preconceituoso para ignorar a própria dor!


Os vieses são fruto de uma educação que ainda é regida por formas binárias e lineares de ver o mundo. São fonte de preconceitos que nos acompanham na vida pessoal, social e profissional.

A inclusão depende da nossa vontade e abertura para se permitir uma evolução. É preciso querer aprender mais sobre cada preconceito e julgamento que expressamos, de onde ele vem. Desta forma, podemos desconstruir os paradigmas incrustados na nossa mente e coração. Só assim, faremos a evolução cultural necessária à inclusão de todes.

Viver #PiruetandoConvenções é meu convite, vamos? Viver com o mundo VUCA demanda esta habilidade!

Veja o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=7KUXJb_ZxiU

Espero que goste, deixe seu comentário!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo