Contato | Contact

Brazil

+ 55 (41) 99125 9797

France

+ 33 (0) 6 26 69 25 23

Conecte-se | Connectez-vous
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon

Viva o presente conduzindo seu futuro

February 21, 2014

 

 

Envolvida com muitas jovens saindo da vida universitária e entrando para o mercado de trabalho, tenho percebido uma certa dificuldade para conduzir simultaneamente presente e futuro.

Esta questão também envolve jovens executivas que acabam vivendo sob o estresse criado pelo sentimento de culpabilidade de estarem sempre escolhendo entre carreira e família. Esta situação acaba deteriorando a qualidade de vida, sequestrando o bem estar.

Quando temos uma certa experiência de vida, trazemos uma reflexão mais abrangente sobre o assunto. Experiência de vida traz, geralmente, sabedoria.

No entanto, quando somos jovens, podemos ter uma certa tendência para nos posicionarmos numa situação extrema de escolha: viver intensamente o presente em detrimento dos nossos projetos futuros ou vice-versa, dedicar toda nossa energia para pensar e agir na construção destes projetos.

Viver intensamente o presente pode comprometer o futuro e viver inteiramente na construção do futuro pode comprometer nossa felicidade e gerar um estresse nada saudável.

Tudo reside no equilíbrio com o qual nós investimos nos nossos diferentes campos da vida. Para vivermos num estado de bem estar e de felicidade, além de vivermos em harmonia com nossos valores essenciais, precisamos encontrar, para cada fase de nossa vida, a harmonia entre os nossos diferentes campos. Por campo da vida, entendo o espaço pessoal, o profissional, o familiar, o do casal e o social.

O importante é saber viver intensamente bem o seu momento atual guardando o foco na construção do seu amanhã.

O que nos permite de estruturar nossa vida de maneira a viver plenamente cada instante é saber para onde queremos ir. Sonhar e ter projetos coerentes com nossa vocação é o pilar que fornece a sustentação necessária para saber aproveitar o momento atual e ao mesmo tempo focar no futuro.

Um projeto de vida harmonioso integra uma reflexão sobre como queremos organizar nossos espaços, em função de quem somos e de como desejamos interagir com os outros. E isso tudo levando em conta a questão temporal e suas diferentes etapas!

As decisões que tomamos no presente devem permitir de viver o momento atual e ao mesmo tempo contribuir com as nossas metas!

Quando temos projetos claros, podemos identificar rapidamente quais atitudes presentes poderão comprometer o futuro e renunciar a estes momentos sem estresse, pois vale a pena. Em compensação, saberemos também como viver com real prazer os momentos presentes, pois mesmo que eles signifiquem um esforço considerável, o resultado esperado vale a pena e compensa. Assim, aprendemos a viver o processo e festejar o resultado. É muito importante aprender a definir as diferentes etapas de cada projeto de maneira a poder festejar cada vitória, concretizá-la e continuar no processo da vida que você definiu para você.

É também essencial compreender que viver o processo é o que traz felicidade, o resultado em si mesmo é uma etapa. Por exemplo, quando terminamos a faculdade a obtenção do diploma dura os segundos de uma colação de grau, o que realmente foi importante e será importante são os processos vividos para a obtenção deste e o que será vivido após: o que este diploma vai me permitir de viver. Ainda um outro exemplo, ganhar na loteria não traz felicidade, é o que você fará com este dinheiro que poderá trazer felicidade, que certamente só vira se você tiver projetos de vida que estejam em harmonia com seu propósito de vida.

Quando nossos sonhos estão em harmonia com nosso propósito de vida, com nossa vocação, nossos projetos são claramente definidos, e isto nos leva a utilizar nossa energia corretamente, seja para aproveitar um momento e nos reenergizarmos, seja para passar um momento de intensa pressão e utilizar o estresse a nosso favor na busca de soluções positivas.

Viva intensamente cada instante do seu presente guardando o foco na construção do seu amanhã!

Please reload